Jatuarana peixe que gosta de águas correntes e cassa em grupos , e comem carne frutos insetos ,e tudo que puder capturar, pode ser com sementes de seringueiras carne de boi, minhocão e pedaços de peixe, tem que colocar arrame de aço no anzol se não ela corta a linha, muito esportiva pula bastante e quebra a linha.
Este é um piau aracu nome popular na região norte do Brasil onde foi pescado no rio Candeias, ele foi, fisgado com um anzol nº 12 e uma linha de 0,25 mm um chumbinho leve, a isca usada foi o milho verde você pode usar também massa de pão, arroz, trigo, minhoca, farinha de mandioca, e soja cozida ele goste de água corrente, lugares com pedras, e galhadas.
Este é um mandi ele pertence a família dos bagres, foi fisgado com um anzol nº 12 uma linha de 0, 25 mm e um chumbinho bem pequeno a isca usado foi milho verde e, no rio Candeias norte do Brasil, esse peixe tem uma lixa no lugar dos dentes, e três esporões agudos com serra do lado, doe muito quando penetra na carne, isso é a defesa dele contra os predadores naturais, recomenda-se não deixar as crianças tirar ele do anzol, pelo fato de pular muito isso facilita o contato com a pele na região norte é também conhecido pelo nome de cabeça seca por ser bem dura, gosta muito de minhoca, e tripa de frango, mas pode ser pego com arroz, trigo, miolo de pão, e soja.
Este é um jundia ele é um peixe de couro que briga muito na linha foi fisgado no rio Candeias norte do Brasil, com uma isca de peixe o anzol médio 1/ 0 linha de mono filamento 0,35 mm, e um chumbinho miçanga, esse gosta de águas fundas é um predador que não tem dentes afiados é tipo uma lixa, mas quando pega a presa segura pra valer, sua dieta é pequenos peixinho: Piabas,sardinha,e piauzinho, pode ser apanhado também com tripa de frango, e minhocão.
Jaraqui do rio Candeias norte do Brasil, esse peixe é parente do curimbatá encontrado em todos os rios da região Amazônica e também no pantanal do Mato Grosso, sua boca parece uma flor é mole escapa com facilidade do anzol, gasta de comer lodo do rio, pode ser fisgado com: milho verde, massa de pão, tucumã, pupunha, e até gordura, este foi pescado com milho em um anzol de nº 10 e uma linha de 0, 25 mm e um chumbinho leve, mas é preciso ter cuidado com o espinho que tem em sua coluna para não se machucar.
Este é um, charuto ou flecheira como é conhecido em Rondônia, ele não tem dentes, mas briga bastante e tem força, você pode usar como isca para pegar esse peixe: arroz, massinha de pão, pirão de farinha de mandioca, e massa de trigo e até milho verde, ele foi fisgado no rio Candeias região norte do Brasil em um anzol nº 12 com uma linha de 0,25 mm, e um chumbinho leve a isca usada: milho verde.
Este é um barbachata, ele mediu 0,30 cm de comprimento e foi fisgado com um anzol de 1/0, numa linha de 0,30 mm um chumbinho tipo miçanga oliva a isca usada foi carne de peixe no rio Candeias norte do Brasil, esse nome barba chata é popular na região norte por ser bem achatada sua barba, também é chamado de piracatinga ele tem uma lixa no lugar dos dentes, mas danifica bastante a linha é de água corrente que ele gosta. Pode ser apanhado com: minhocão tripa de frango, carnes vermelha, e principalmente pequenos peixinhos, piabas e filé de mandis
Piauçu ou piau cabeça gorda nome popular no estado de Rondônia, isso por ter a cabeça bem gordurosa, esse peixe é bom de briga e também de cortar linha recomenda-se usar arame de aço no anzol gosta de lugares com pedras e galhadas, pesa de 5 kg a 10 kg sua presa favorita é o caranguejo, mas pode ser apanhado com milho da lata, massa de trigo, polenta, miolo de pão, e até pupunha e tucumã.
Este é o piau três pintas ou Botafogo, esse nome popular é justamente por ser preto e branco, ele foi fisgado num anzol nº 12 com isca de tucumã, em uma linha de 0,25 mm e um chumbinho leve, e com vara de fibra de carbono, no rio Candeias norte do Brasil. Características: Prefere locais com pedras e galhadas são pouco vistos em lugares arenosos, gosta de milho, mandioca, tucumã, pupunha, massa de pão, arroz, e trigo.
Esta é uma piaba conhecida também por matupiri, excelente isca para pescar peixes de couro, tipo pintado, pirarara, barbachata e dourado, ela pesou 0,42 kg mediu 0,12 cm claro que cresce mais, foi fisgada no anzol 0/12 com linha de 025 um chumbinho 05 kg isca de pirão de farinha de trigo com farinha de mandioca, esse bicho rouba bem a isca do anzol gosta de milho e massa de pão, foi pega no rio Candeias norte do Brasil.
Este é um pacu, ele foi fisgado com um anzol n°12 com uma linha 0,25 mm e um chumbinho bem leve, com uma vara de fibra de carbono, no rio Candeias norte do Brasil, a isca usada foi massa de trigo com farinha de mandioca, mas ele também gasta de arroz, milho verde, massa de pão,veja na sua região o que é melhor para usar como isca.
Este é um pacu caranha, ou mafura nome popular da região norte do Brasil, é conhecido por pacu do Pantanal do Mato grosso, passa dos 5 kg de peso atinge aproximadamente 55 cm de comprimento, é bom cortador de linha deve-se usar arame de aço no anzol, pode ser fisgado com milho de lata, minhoca, massa de trigo, polenta massa de pão, pupunha, tucumã, frutas, e caranguejos.
Piranha preta peixe predador voraz, gosta de águas correntes e tem em todos os rios Brasileiros, é necessário colocar arame no anzol para não cortar a linha, pois seus dentes são afiados e tem muita força nos queixo, essa daí foi fisgada no rio Candeias região norte do Brasil, com um anzol 1/0 uma linha de mono filamento 0, 35 mm um chumbinho tipo miçanga oliva, a isca usada: pedaço de peixe, mas pode ser também carne vermelha, fígado, coração, pulmão de boi, e tripa de frango. Tenha cuidado na hora de tirar do anzol pra não ser mordido, pois pode arrancar um pedaço da mão fora.
Piramutaba peixe do rio Candeias norte do Brasil, pode ser pescado com tripa de frango, minhocão, carne vermelha, e pequenos peixinhos caça nas margens dos rios e gosta de águas correntes, tem como defesa os esporões do lado e em cima da coluna, é um animal migratório a melhor época para pesca-lo é na cheia e na vazante esta em quase todos os rios do Brasil, o anzol usado de 1/0 a 6/0 a linha de 035 a 050 mm.
Este é um pintadinho peixe de couro da região norte do Brasil, ele não tem dentes afiados é tipo uma lixa todos os barbados tem dentes assim, gosta de locais fundo, a melhor época para pesca-lo é quando o rio esta enchendo ou secando, briga bastante e bem liso mesmo, pode ser apanhado com isca de peixe, tripa de frango, minhoca, e coração de boi coração frango esta em todos os rios da Amazônia, escolha sua isca e boa pescaria.
Piau Flamengo nome popular na região norte do Brasil, justamente por ser amarelo e preto é que tem esse codinome, ele foi fisgado com um anzol nº 12 uma linha de 0, 25 mm um chumbinho leve, pode passar de 1,kg de peso e chegar até 35 cm a isca usada: Milho verde, mas pode ser também arroz, pupunha, tucumã ,massa de pão ,pirão de farinha de mandioca, local rio Candeias este peixe gosta de locais com pedras,e galhada de árvores.
Este é um bagre ele foi fisgado com um anzol nº 12 uma linha 0,30 mm e um chumbinho leve a isca usada milho verde no rio Candeias região norte do Brasil, este peixe tem Três esporões dois do lado e outro próximo da cabeça, bem afiados que doe muito quando penetra na pele, isso é a defesa dele contra os predadores naturais, algumas pessoas levam alicates quando vão pescar para quebrar esses espinhos, recomenda-se calma na hora de tirar do anzol, ele pula muito é ai que esta o perigo, em quase todos os rios brasileiros tem esse animal.
curimbatá ou papa terra peixe do Rio Candeias norte do Brasil, ele esta em todo território Brasileiro este peixe tem hábitos alimentar semelhantes ao jaraqui, não tem dentes e pode ser fisgado com massa de pão, massa de trigo pirão de farinha de mandioca anda sempre em cardumes pelas margens dos Rios procurando alimentos. o melhor anzol para pegar é o numero 12 e uma linha 025 mm.